quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tempo de palavras! 1ª PAZ



Engraçado como hoje, ao saber que faz 30 anos da morte de John Lennon, fiquei pensativa sobre como esse acontecimento é significativo. Como a ausência de um agrediu a paz dentro de muitos. Assisti a um vídeo no Youtube de 9 de dezembro de 1980, o Jornal Nacional mostrando depoimentos de amigos de Lennon aqui no Brasil e entre vários artistas estava Elis Regina e disse: Um cara que tinha como arma uma guitarra, papel e lápis, canções e letras, o sorriso e a brincadeira. Ser assassinado dessa forma.

E fiquei pensando: Quanta paz uma pessoa pode causar no outro. Causar amor. Causar felicidade. Saúde... Sim. É tudo uma questão de causa. Ação e reação. Ele levantou a bandeira da paz e fez muitos pensarem como ele. Assim como também posso levantar e causar a paz a todos ao meu redor. O que tem de errado em dizer "sou da paz"?

E eu dizendo isso! Elétrica e esquentada como sou. Mas é aí que vejo, as pessoas que mais amo levam isso no coração sem precisar dizer nada e são as que me fazem mais feliz. Então fiquei me perguntando: A falta dessa paz na minha vida, a paz que eu levo nas minhas ações, no jeito de falar, de agir, de conversar... Quanta falta de paz eu deixo de causar só porque ainda não tenho essa causa como base pra tudo?

O mais chocante é ver uma pessoa que pregava a paz dizendo...

"Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada pelo que matar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz"


... Morrer na frente de casa, acreditando em tudo o que cantava e depois de responder em sua última entrevista a uma estação de rádio de NY:

Rádio: Por que você gosta de morar aqui?
Lennon: Eu me sinto seguro. Ninguém me perturba. Posso sair a pé. No máximo, vem alguém me pedir um autógrafo...

... Aqui me deixam viver

Trinta anos depois ele ainda seria um sonhador... Mas levando atrás dele muito mais sonhadores do que homens iguais aquele que apertou o gatinho do silêncio.

"Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia
você se junte a nós
E o mundo, então, será como um só"


Então desejo muita paz pra você e que essa nasça do seu coração. Assim saberemos que ela ficará com você enquanto viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário